Pra frente, Brasil

Pra frente, Brasil
Autoria: Roberto Farias, 1982
Ficha Técnica:
Drama

Brasil, 1982

Direção: Roberto Farias

Roteiro: Roberto Farias

Com Reginaldo Farias, Antônio Fagundes, Natália do Valle e Elizabeth Savalla

105 minutos. 16 anos

O filme, que tem o mesmo nome da canção composta para a Copa do Mundo de 1970, conta como Jofre (Reginaldo Faria), um homem comum, como se define, acaba caindo nas garras da repressão. Predomina em toda a produção um tom angustiante. “O que eu estou fazendo aqui? Sempre fui neutro. Apolítico. Tenho emprego, documentos, trabalho, filhos, pago imposto. Ninguém tem o direito de fazer isso comigo. E os meus direitos?”, pergunta-se Jofre, quando seus algozes interrompem uma das inúmeras sessões de tortura a que é submetido para assistir um jogo da seleção.

A produção remete a um tempo em que qualquer cidadão, por qualquer motivo, poderia ser apontado como subversivo. Fala de um tempo de medo, censura, das violências. O chefe da empresa em que trabalham Jofre e seu irmão Miguel, que justifica o apoio ao regime diante da ameça de ficar crédito e não poder participar de concorrências, é livremente inspirado em Henning Boilesen. “Eu queria fazer um filme que pudesse ser exibido”, declarou o diretor Roberto Farias. Financiado com recursos públicos, foi considerado “capaz de provocar incitamento contra o regime vigente, a ordem pública, as autoridades e seus agentes”, o que causou a demissão de Celso Amorim, então presidente da Embrafilme. Acabou entrando em cartaz, em sua versão integral, em 1983.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.