Valparaíso, mi amor

Valparaíso, mi amor
Autoria: Aldo Francia, 1969
Ficha Técnica:
Drama

Chile, 1969

Direção: Aldo Francia

Com Sara Astica, Liliana Cabrera, Hugo Cárcamo

90 minutos

Rodado num dos principais destinos turísticos do Chile, mas tendo como palco a periferia, o filme acompanha os destinos de quatro irmãos que, no ano de 1966, ficam órfãos quando seu pai, Mario, tenta roubar comida para a família. Sozinhos, eles encontram a dura realidade das ruas, e precisam criar estratégias para sua sobrevivência. Baseada em fatos reais e protagonizada por gente comum, ao invés de atores profissionais, a obra dialoga com o neorrealismo italiano dos anos 1940 e 1950. O filme joga luz sobre as condições em que vivem as famílias em situação de risco. Participou da Quinzena de Realizadores do Festival de Cannes, da Semana Internacional de Cine de Barcelona e do Fórum de Berlim no ano de 1970.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.