Em Liberdade vigiada o historiador Paulo Cesar Gomes evidencia a relação colaborativa entre o Brasil e a França durante a Ditadura

Em Liberdade vigiada o historiador Paulo Cesar Gomes evidencia a relação colaborativa entre o Brasil e a França durante a Ditadura
Data: 2019
Capa do livro “Liberdade Vigiada”, do historiador Paulo César Gomes. A obra é uma investigação aprofundada sobre as relações entre a ditadura militar brasileira e o governo francês, de 1964 até a Anistia, em 1979. O livro detalha como a França, ao mesmo tempo em que recebia e dava asilo a exilados brasileiros, mantinha relações diplomáticas e comerciais com o regime militar, e seus serviços de inteligência vigiavam os opositores. O título reflete justamente essa condição contraditória dos exilados: uma liberdade permanentemente monitorada.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.