Na madrugada chuvosa de 1º de abril de 1964, o fotojornalista Evandro Teixeira registra com exclusividade a tomada do Forte de Copacabana por militares

Na madrugada chuvosa de 1º de abril de 1964, o fotojornalista Evandro Teixeira registra com exclusividade a tomada do Forte de Copacabana por militares
Autoria: Evandro Teixeira
Data: 01/04/1964
Fundo: IMS
Direitos de Imagem: Direitos Reservados
Na madrugada chuvosa de 1º de abril de 1964, o fotojornalista Evandro Teixeira registra com exclusividade a tomada do Forte de Copacabana por militares. A imagem, um marco do fotojornalismo brasileiro, documenta o instante decisivo do Golpe de Estado que deu início a 21 anos de Ditadura Militar no Brasil, tornando-se um símbolo histórico.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.