Gabriel de Souza Martins
Falar sem falar nada

Gabriel de Souza Martins

Projetos

“Você tinha que falar sem falar nada, (…) até porque anteriormente carnaval era coisa se negros, cidadãos de segunda classe”, narra Mestre Gabi, como é conhecido Gabriel de Souza Martins, sobre como era a censura aos samba-enredos dos carnavais do período da Ditadura. 

Mestre Gabi nasceu em SP, em 08 de novembro de 1947. Seus pais compraram um terreno e construíram uma casa na zona leste de SP, onde Gabriel vive até hoje. Ele considera ter sido uma criança privilegiada, por ter conseguido fazer Escola Técnica para desenho de edificações. Entrou para o ramo de Marmoraria e ficou por mais de 30 anos. Participou de obras importantes como a da Estação Sé e São Bento do metrô. Seu envolvimento com a escola de samba começou no início dos anos 80, quando desfilou pela Barroca da Zona Sul. Em 83, cria um samba enredo para o desfile: “75 anos da imigração japonesa no Brasil”, sagrado o melhor daquele ano. Sofreu situações de racismo, mas tenta levar tudo com calma e muita conversa. Foi mestre-sala pela Escola de Samba Camisa Verde e Branco e presidente da Amespbeesp.

Para conhecer essa história completa, acesse: https://acervo.museudapessoa.org/pt/conteudo/historia/mestre-diplomatico-208530/colecao/208523

Créditos: Alisson da Paz e Luis Ludmer

_____

Esta iniciativa busca fortalecer a consciência democrática da sociedade brasileira, e foi viabilizada através do projeto “Cotidianos Invisíveis da Ditadura” – 6074.2021/0007181-2, relacionado ao termo de fomento Nº TFM/083 /2021/SMDHC/DEDH, por meio da Secretaria de Direitos Humanos do Município de São Paulo, com a realização do Museu da Pessoa e do Instituto Vladimir Herzog: https://acervo.museudapessoa.org/pt/conteudo/colecao/cotidianos-invisiveis-da-ditadura-208523

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.