Infância, lazer e cultura de massas

Infância, lazer e cultura de massas

Para finalizar, no período ditatorial, observamos mudanças graduais nas atividades de lazer de crianças e adolescentes, especialmente a partir da introdução da televisão como principal veículo de comunicação de massa. Aos poucos, as atividades de lazer realizadas nas ruas e ao ar livre foram sendo deixadas de lado, principalmente por meninos e meninas das camadas médias urbanas que passaram a residir em apartamentos. Séries televisivas baseadas em obras da literatura brasileira, como O Sítio do Pica-Pau Amarelo, moldaram o imaginário infantil de milhares de crianças e adolescentes do período. O mesmo pode ser afirmado em relação às histórias em quadrinhos, cujo melhor exemplo são os gibis da Turma da Mônica, lidos por toda uma geração que viveu nos anos 1970 e 1980. Os brinquedos industrializados também passaram a fazer parte do universo infantojuvenil, transformando crianças e adolescentes, paulatinamente, em potenciais consumidores. Muito ainda poderia ser narrado sobre esse período, sob outras perspectivas e visões.

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