Guevara Vivo ou Morto (1967), de Cláudio Tozzi

Guevara Vivo ou Morto (1967), de Cláudio Tozzi

Em 1967, o painel de Cláudio Tozzi, exposto no 4º Salão Nacional de Arte Contemporânea, foi destruído a machadadas por um grupo radical de direita. Em seguida, foi restaurado pelo artista. A obra é um ícone da pop art brasileira, que incorporou elementos do movimento norte-americano. A pop art trouxe ao Brasil um novo gás, com a possibilidade de aproveitamento de outras obras e a ampliação da área de atuação estética. Daí o uso intensivo de colagens, técnicas derivadas do pôster, e o uso do tridimensional, sempre com a mesma temática: denúncias de tortura e violência. Nossa pop art criou um estilo próprio, também refletindo sobre o cotidiano e o banal. O Brasil não seguiu a temática de incorporação de elementos da sociedade de consumo, como feito pelos ingleses e norte-americanos. Dentre os principais nome brasileiros estão Wesley Duke Lee, Rubens Gerchman e Cláudio Tozzi.

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Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.