Abeylard Orsini

Abeylard Orsini

O médico legista Abeylard de Queiroz Orsini trabalhou no Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo durante a ditadura. Junto com Harry Shibata e Isaac Abramovitch, figura no grupo dos que mais subscreveram laudos sobre militantes mortos pelos órgãos de repressão. Assinou ao menos 11 documentos suspeitos de terem sido utilizados para acobertar assassinatos.

Aparece em pelo menos três casos de pessoas mortas pela ditadura atestando outra causa de morte: Luiz Eduardo Merlino, morto nas dependências do DOI-Codi, cujo laudo atestava suicídio; Devanir José de Carvalho, torturado até morrer no Dops, enquanto a perícia dizia que ele havia levado um disparo em tiroteio contra a polícia; e Iuri Xavier Pereira, espancado e posteriormente executado, mas o qual o laudo apontava como morto em tiroteio.

Em 2004, o Conselho Federal de Medicina manteve a decisão do Conselho Regional (CRM-SP) de cassar a licença profissional de Orsini, por conta da assinatura dos laudos falsos.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.