Dalmar Caribé

Dalmar Caribé

Dalmar Caribé, campeão de caratê na Bahia, foi cabo do Exército durante a ditadura militar. Caribé é acusado de participar de sessões de torturas, utilizando a arte marcial contra os presos políticos, junto com seu irmão Denílson Caribé, já falecido. Theodomiro Romeiro, militante do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), afirma ter sido uma das vítimas de Caribé. “Eu fui torturado em forma de rodízio, lembro-me bem do cabo Dalmar Caribé, lutador de caratê, que antes de começar a me espancar, fazia até um aquecimento”, disse. A ele também são atribuídas as mortes de Carlos Lamarca e Zequinha Barreto, lutadores populares que se opunham ao regime militar.

Hoje, Dalmar Caribé atua na difusão do caratê pelo interior da Bahia. É filiado ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), pelo qual concorreu ao cargo de vereador na cidade de Belmonte (BA), nas eleições de 2008, e foi secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do município.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.