José Carlos Pinheiro

José Carlos Pinheiro

Diretor do Hospital e Maternidade Santa Isabel de Aracaju, Sergipe, José Carlos Pinheiro é acusado de ter participado de sessões de tortura no 28° Batalhão de Caçadores, centro de repressão da capital sergipana durante a ditadura militar. Segundo as denúncias, ele auxiliava os torturadores ao avaliar se as vítimas suportariam mais suplícios.

Pinheiro foi alvo de dois escrachos organizados pelo Levante Popular da Juventude, um em 26 de março e outro em 14 de maio de 2012. Após os protestos, o médico moveu uma ação por calúnia contra seis integrantes do movimento. Em nota, ele afirmou: “Minha formação ética e humanista não se compadece com o auxílio a qualquer atividade de tortura”. O advogado dos ativistas disse que os jovens se basearam em relatos de presos políticos, como o do ex-vereador de Aracaju, Marcélio Bonfim, que em 1989 citou o nome de três médicos que teriam acompanhado as sessões de tortura às quais foi submetido, entre eles, Pinheiro.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.