Saiba Mais

Livros e artigos

BRENER, Jayme. Henry Sobel: O Rabino do Brasil. São Paulo: Ex Libris, 2022.

JORDÃO, Fernando. Dossiê Herzog. São Paulo: Global Editora, 1979.

KUSHNIR,  B.  Nem  bandidos,  nem  heróis:  Os  militantes  judeus  de  esquerda  mortos  sob  tortura  no  Brasil  (1969-1975). In:  KUSHNIR,  B.  (org.).  Perfis  cruzados:  Trajetórias  e  militância  política  no  Brasil.  Rio  de  Janeiro:  Imago, 2002. p. 215-234.

LANDAU, Trudi. Vlado Herzog: o que faltava contar. Petrópolis: Vozes, 1986.

SOBEL, Henry. Um Homem, Um Rabino. Rio de Janeiro: Ediouro, 2008.

YSHIDA, K. (2023). Crônicas jornalísticas na experiência de Trudi Landau: literatura e imprensa na segunda metade do século XX. ArtCultura, 25(47), 72–86. https://doi.org/10.14393/artc-v25-n47-2023-73166

Fonte documental

Arquivo do Centro de Memória do Museu Judaico de São Paulo

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.