Saiba Mais

AREND, Silvia Maria Fávero Arend. Direitos humanos e infância: construindo a Convenção sobre os Direitos da Criança (1978-1989). Tempo, v. 26, p. 605-623, 2020.

BOEIRA, Daniel Alves. Comissão Parlamentar de Inquérito do Menor: Infância, ditadura e políticas públicas (Brasil, 1975-1976). Tese (Doutorado em História), Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

CARDOSO, Luisa Rita. “Não sei e não quero dizer”: tortura e infância na ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). Dissertação (Mestrado em História), Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

COSTA JÚNIOR, José dos Santos. Mal-estar na história da infância: a invenção do menor infrator no Brasil Contemporâneo. Tese (Doutorado em História), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

DAMINELLI, Camila Serafim. Uma Fundação para o Brasil Jovem: Funabem, menoridade e políticas sociais para infância e juventude no Brasil (1964-1979). Tese (Doutorado em História), Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

MIRANDA, Humberto da Silva.  Nos tempos das Febems: memórias de infâncias perdidas (Pernambuco, 1964-1985). Tese (Doutorado em História), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
ZALUSKI, Jorge Luiz. O futuro a caminho: educação escolar para adolescentes nas propostas de ensino do Paraná durante a ditadura militar (1971-1984). Tese (Doutorado em História), Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.