Saiba Mais

Referências bibliográficas

ABREU, Gabrielle Oliveira de. O negro na ditadura: Um estudo acerca da invisibilidade das experiências negras nas narrativas sobre o regime. 2021. Dissertação (Mestrado em História Comparada) – Instituto de História, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2021.

ABREU, Gabrielle Oliveira de. Notas de um estudo bibliométrico acerca da historiografia da ditadura no Brasil. Anais eletrônicos do IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE, 2021, Florianópolis. Disponível em http://eventos.udesc.br/ocs/index.php/STPII/IVSIHTP/paper/view/1008.

BRASIL. Relatório Final. Brasília: Comissão Nacional da Verdade, 2014, v. 1.

BRASIL. Relatório Final. Brasília: Comissão Nacional da Verdade, 2014, v. 2.

BRASIL. Relatório Final. Brasília: Comissão Nacional da Verdade, 2014, v. 3.

DE JESUS, Marize Conceição. O legado da militância negra pós 64 para a democratização das relações étnico raciais. 2015. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

DOMINGUES, Petrônio. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo, v. 12, p. 100-122, 2007.

HOLLANDA, Cristina Buarque de. Direitos humanos e democracia: a experiência das comissões da verdade no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 33, 2018.

MEZAROBBA, Glenda. Entre reparações, meias verdades e impunidade: o difícil rompimento com o legado da ditadura no Brasil. SUR-Revista Internacional de Derechos Humanos, v. 7, n. 13,  dez. 2010,  p. 7-25.

PEDRETTI, Lucas. Violência de Estado e racismo em dois momentos das lutas e políticas de memória no Brasil. In: Espectros da Ditadura: da Comissão da Verdade ao bolsonarismo. São Paulo: Autonomia Literária, 2020.

RIO DE JANEIRO. Relatório Final da Comissão Estadual da Verdade do Rio. Rio de Janeiro: CEV-Rio, 2015.

SÃO PAULO. Perseguição à população e ao movimento negros. In: Relatório Final. Comissão Estadual da Verdade de São Paulo, 2015a.
SILVA, Tairane Ribeiro da. Apontamentos sobre o apagamento da população negra no relatório da Comissão Nacional da Verdade – 2014. Em Tempo de Histórias, v. 1, p. 504-526, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/31751 Acesso em 01 de agosto de 2021.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.