Navegue pelas aulas:

Movimento estudantil em imagens

Movimento estudantil em imagens

Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de pergunta

IMAGEM 1 – Incêndio à Sede da UNE, 1964

Sede da União Nacional dos Estudantes sendo incendiada no 1º de abril de 1964
Sede da União Nacional dos Estudantes sendo incendiada no 1º de abril de 1964. Duramente reprimido, o Movimento estudantil brasileiro foi um dos principais alvos da Ditadura, assim como protagonizou a vanguarda da resistência política durante a década de 1960 e 1970. A UNE foi extremamente importante para o caminho da redemocratização.

Análise da imagem 1:

  1. Mostre a imagem 1 aos alunos, informando somente local e data (Rio de Janeiro, 1/4/1964). Peça que a descrevam.
  2. O que será que está sendo incendiado? Quem está incendiando? Com qual objetivo? Peça que criem hipóteses.
  3. Explique que se trata de um incêndio criminoso na sede da União Nacional dos Estudantes (UNE) realizado por militares no dia do golpe de 1964. Os militares invadiram o prédio da sede da UNE e o destruiram como forma de mostrar que pretendiam perseguir, reprimir e aterrorizar estudantes que se opusessem ao golpe.
  4. Sobre esse tema, compartilhe com os alunos mais detalhes obtidos aqui.

IMAGEM 2 – Prisão de mil estudantes no Congresso de Ibiúna

Estudantes presos no Congresso de Ibiúna em 1968
Estudantes presos no Congresso de Ibiúna em 1968

Análise da imagem 2:

  1. Mostre a imagem 2 aos alunos, informando local e data (Ibiúna-SP, 1968). Peça que a descrevam.
  2. O que será que está acontecendo? Quem são as pessoas reprimidas? O que será que estão sentindo? Por que estão em um ambiente rural?
  3. Explique que se trata da prisão de mais de mil estudantes no Congresso da UNE realizado clandestinamente em 1968, em Ibiúna, em um sítio no interior de São Paulo. Apesar da perseguição e proibição militar, os estudantes tiveram a coragem de fazer um congresso estudantil para organizar a resistência contra a ditadura em um ano cada vez mais repressivo. No entanto, o congresso foi descoberto pelos militares, que prenderam mais de mil estudantes durante a madrugada, muitos dos quais foram torturados.
  4. Sobre esse acontecimento, compartilhe com os alunos mais detalhes obtidos aqui.

IMAGEM 3 – Plenária do 31o Congresso da UNE, 1979

José Serra discursa no 31º Congresso da UNE, realizado em 1979
José Serra discursa no 31º Congresso da UNE, realizado em 1979

Análise da imagem 3:

  1. Mostre aos alunos a imagem 3 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (Salvador, 1979) e peça que a descrevam.
  2. Qual era o evento dessa imagem? Considerando a data, o que pode estar sendo debatido ali? Criem hipóteses.
  3. Explique que se trata do 31o Congresso da UNE, em 1979, conhecido como congresso da reconstrução da UNE. Desde a repressão em Ibiúna, em 1968, os estudantes foram perseguidos e impedidos de se reunir em congressos. O movimento estudantil precisou lutar parcialmente na clandestinidade. Em 1979, a reorganização do movimento estudantil pressionou pela anistia irrestrita aos presos políticos e exilados, pela abertura democrática e pelas eleições Diretas Já. Esse congresso foi um marco da força social dos estudantes na redemocratização.

Oficina de elaboração de perguntas:

  1. Para finalizar, faça uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre o tema “estudantes na ditadura”.
  2. Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
  3. Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.