Lygia Fagundes Telles

Lygia Fagundes Telles

Lygia de Azevedo Fagundes Telles nasceu em 1923 na cidade de São Paulo. Frequentou as faculdades de Direito e Educação Física, mas, já na universidade, começou a se dedicar à literatura. Seu primeiro grande sucesso veio em 1952, com o romance “Ciranda de Pedra”. Em meio a outros livros bem sucedidos, publicou, em 1973, “As Meninas”, romance psicológico que conta a história de três jovens, de origens, personalidades e trajetórias diferentes, sendo uma delas envolvida com a luta armada. Com uma narrativa surpreendente, o romance retrata os sonhos e conflitos da geração jovem que vivia no auge da ditadura militar.

Bibliografia:

LUFT, Lya Felt. Três espelhos do absurdo: a condição humana em As Meninas, de Lygia Fagundes Telles. Dissertação de Mestrado em Literatura Brasileira. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1979.
TELLES, Lygia Fagundes. As meninas. São Paulo: Rocco, 1998.
Os Melhores Contos de Lygia Fagundes Telles (seleção de Eduardo Portella). Editora Global, 1982.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.