Renato Tapajós

Renato Tapajós

Renato Tapajós nasceu em Belém do Pará em 1943. Iniciou sua carreira como jornalista e, já em São Paulo, começou a trabalhar com cinema até se envolver na luta armada. Seu primeiro romance, “Em Câmara Lenta”, nasceu em 1973, enquanto estava preso. Nele, Tapajós faz um balanço sobre a experiência da guerrilha, ao mesmo tempo em que denuncia o emprego brutal da tortura. Para que o livro pudesse ser escrito, seus pais iam visitá-lo e levavam os minúsculos originais escondidos na boca. Quando lançado, em 1977, Tapajós foi novamente preso e o livro censurado. Atuando entre a literatura e o cinema, a marca de Tapajós é o engajamento político e o inconformismo. Vale lembrar que o autor foi um dos principais documentaristas ligado ao sindicalismo operário dos anos 1970.

Bibliografia

PINTO JR., Jayme Alberto da Costa. “O narrador de Em câmara lenta, de Renato Tapajós”. In: Literatura e Autoritarismo: Dossiê “Escritas da Violência”. Universidade Federal de Santa Maria, 2008.
SILVA, Mário Augusto Medeiros da. Os Escritores da guerrilha urbana. Literatura de testemunho, ambivalência e transição política (1977-1984). São Paulo: Fapesp/Annablume, 2008.
ARAGÃO, Eloisa. Censura na lei e na marra. Como a ditadura tentou calar as narrativas sobre suas violências. São Paulo: Humanitas/FAPESP, 2012.
TAPAJÓS, Renato. Em câmara lenta. São Paulo: Editora Alfa-Omega, 1979.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.