Explore os temas

Ou navegue pelas páginas

Comemoração do sexto aniversário do Golpe de 1964 no Sindicato dos Comerciários
Comemoração do sexto aniversário do Golpe de 1964 no Sindicato dos Comerciários, uma evidência de que a ditadura militar era celebrada por setores da sociedade.

Civis que disseram sim

Civis que disseram sim

Nem só de militares viveu a ditadura

Quando se discute o golpe militar no Brasil, na imensa maioria das vezes, atribui-se o protagonismo e a responsabilidade às Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), definindo a ditadura instaurada como estritamente militar. Mas, recentemente, jornalistas e historiadores têm descrito um quadro muito mais complexo de organização do golpe, que coloca em relevo uma extensa participação de setores da sociedade civil no processo de construção e legitimação da tomada de poder pelos militares.

Entre os civis de tradição liberal, a necessidade de intervenção militar foi aos poucos sendo reforçada, por meio de um imaginário anticomunista que vinha sendo construído desde a primeira metade do século XX no país. O anticomunismo expressava o medo que se tinha das ideologias críticas ao capitalismo e do reformismo social e político. Mas, sobretudo, expressava a rejeição dos setores conservadores aos novos agentes políticos que emergiam como protagonistas da transformação social: os trabalhadores, os sindicatos, e suas demandas por participação política e social.

Durante o governo de João Goulart, foi promovida uma intensa campanha de deslegitimação do governo e de suas iniciativas no campo social. Associava-se o medo dos comunistas com a degeneração moral da sociedade, com o a ideia de o povo tomar o poder, com a quebra de hierarquias tradicionais da sociedade “cristã e ocidental”, e com o fim da propriedade privada.

Jango foi acusado de construir uma “república sindicalista”, isto é, um governo com tendências comunistas, por defender a reforma agrária, o voto para pessoas não alfabetizadas, e outros direitos para os trabalhadores. Também era acusado de planejar uma ditadura pessoal, como a de Getúlio Vargas durante os anos 1930 e 1940. O apoio do Partido Comunista Brasileiro (PCB) às reformas de base de Jango era visto como a evidência de que a União Soviética pretendia expandir por aqui a ideologia comunista, inimiga das liberdades individuais e da propriedade privada.

Essa mitologia fundamentou uma ação política de setores da sociedade civil que viam nos militares brasileiros e na aliança com os Estados Unidos a força necessária para combater e impedir o avanço daquilo que era julgado como “subversivo”.

Civis que disseram sim

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.