Explore os temas

Ou navegue pelas páginas

A presidente Dilma Rousseff se emociona na entrega do relatório final da Comissão Nacional da Verdade
A presidente Dilma Rousseff se emociona na entrega do relatório final da Comissão Nacional da Verdade

Contabilidade da repressão

Contabilidade da repressão
  • 50 mil presos nos primeiros meses do regime;
  • 7.367 pessoas acusadas nos termos da Lei de Segurança Nacional (10.034 inquiridos);
  • 130 banidos;
  • 4.862 cassados;
  • 6.592 militares punidos;
  • 245 estudantes expulsos da universidade;
  • 388 mortos e desaparecidos (426, se contados os que morreram por sequelas da tortura no exterior);
  • Cerca de 10 mil brasileiros, compelidos a deixar o país, teriam vivido no exílio em algum momento.
Retorno de Prestes ao Brasil
Retorno de Prestes ao Brasil

As organizações de defesa dos direitos humanos estimam que cerca de 100 mil pessoas foram perseguidas ou detidas durante o período da ditadura. Grande parte delas sofreu torturas e humilhações.

Os cidadãos condenados pela Lei de Segurança Nacional, quando libertados em regime condicional, continuavam com suas atividades limitadas por rigorosos regulamentos, assemelhados a um “salvo conduto”, e por vezes ficavam impedidos de trabalhar. Um número incerto – entre 365 e 400 – de opositores políticos foram mortos, a maioria quando já se encontrava presa. Os corpos de um número também impreciso de opositores, entre 136 e 180, eram considerados desaparecidos, ou seja, não haviam sido entregues a seus familiares.

O líder comunista Gregório Bezerra foi preso e torturado no Recife
O líder comunista Gregório Bezerra foi preso e torturado no Recife no período imediato do golpe. O deputado pernambucano, Gregório Bezerra, foi amarrado e arrastado nas ruas do Recife no dia 1º de abril. Após a prisão, Gregório parte para o exílio, de onde retorna em 1979

Esses números não incluem os mais de 700 camponeses assassinados por motivos políticos entre 1964 e 1985. Também não estão presentes os membros de aldeias indígenas exterminados, como os 2 mil Waimiri-Atroari, crimes de genocídio que só vieram a público com as investigações da Comissão Nacional da Verdade.

Nessa contabilidade dos “anos de chumbo”, em nome da verdade histórica, não podemos esquecer que cerca de 120 pessoas foram mortas em ações armadas da esquerda, sendo 57 agentes das forças de segurança, fora os “justiçamentos” de ex-membros de organizações. Esses números não estão consolidados, nem plenamente investigados e comprovados.

Um dos argumentos dos apoiadores da ditadura contra a Comissão Nacional da Verdade é o fato de ela só investigar os crimes do Estado contra os direitos humanos e os desaparecimentos de ex-guerrilheiros. Na verdade, trata-se de um argumento menos preocupado com a isenção histórica e jurídica, e mais preocupado em jogar uma cortina de fumaça nos possíveis resultados das investigações.

Aqueles que cometeram violências em nome da revolução pela democracia já foram julgados e condenados ou mortos, sem julgamento formal. As memórias de ex-guerrilheiros estão cheias de narrativas esclarecedoras sobre os eventos da guerrilha e autocríticas dos métodos escolhidos pelas organizações de parte da esquerda armada, ainda que seus autores não afirmem, necessariamente, qualquer arrependimento.

Por outro lado, pouco se sabe oficialmente sobre a cadeia de comando da repressão oficial, sobre as responsabilidades nas mortes de presos políticos ou sobre o paradeiro dos corpos dos desaparecidos. Esse lado da verdade ainda está à espera de respostas.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.