Interpretação de Roda Viva por Chico Buarque e o quarteto MPB4
Chico Buarque (ao centro) e o grupo vocal MPB4 durante a apresentação da canção "Roda Viva" no festival da TV Record de 1967. A música, um dos maiores sucessos do festival, se tornou um hino de resistência contra a ditadura militar. Sua letra foi amplamente interpretada como uma alegoria sobre o poder esmagador do regime, que silenciava as vozes e controlava o destino da nação.

Roda Viva

(Chico Buarque)
Principal intérprete: Chico Buarque

A canção foi composta por Chico Buarque para a trilha sonora da peça Roda Viva, escrita em 1967 para ser montada no ano seguinte pelo Teatro Oficina, com direção de Zé Celso. Chico, que naquela época era acompanhado em quase todos os shows pelo conjunto vocal MPB 4, fundado no anterior em Niterói, deixou a partitura com Magro, um dos membros do grupo, e foi viajar. Quando voltou, deu de cara com o arranjo feito por Magro, ideal para disputar um festival. Defendida pelo autor com vocais do MPB 4, a música despertou a atenção da plateia, cativada pelas mudanças de ritmo e pela catártica acelerada final, e ficou em terceiro lugar na TV Record.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.