Seja Marginal Seja Herói (1968), de Hélio Oiticica

Seja Marginal Seja Herói (1968), de Hélio Oiticica

Inspirado em “malandros” e figuras da marginalidade social como o Cara de Cavalo, acusado de matar um policial e morto em 1964 pelo esquadrão carioca, Oiticica criou a sua obra utilizando esta referência propondo a transgressão dos valores conservadores propagados na sociedade e impostos pela ditadura. , O artista foi acusado de fazer apologia ao crime com esta obra  marcante no movimento chamado de marginália ou cultura marginal, que passou a fazer parte do debate cultural brasileiro, entre o final de 1968 e meados da década de setenta.. Portanto, a marginalidade é considerada uma forma de transgressão dos valores conservadores e burgueses, identificados com o regime militar, aliado à idealização do mundo do crime, como reflexo das contradições sociais.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.