Interpretação de Roda Viva por Chico Buarque e o quarteto MPB4
Interpretação de Roda Viva por Chico Buarque e o quarteto MPB4 no Festival da Música de 1967

Chico Buarque

Chico Buarque (Francisco Buarque de Hollanda, Rio de Janeiro, 1944). Chico Buarque é autor de peças que marcaram o teatro brasileiro no período da ditadura, como Roda Viva (1968), Calabar (1973), Gota d’Água (1975) e Ópera do Malandro (1978), além da produção infantil Os Saltimbancos (1977), tendo assinado também a trilha sonora de outros espetáculos do período.

Durante todo esse período, a escrita de Chico Buarque para o teatro apresentava uma absoluta coerência com suas composições musicais, o mesmo engajamento contra o regime e a censura, a mesma disposição para a crítica social. Também mostrava uma criatividade semelhante para produzir alegorias, metáforas e símbolos fortes o bastante para mobilizar e emocionar o público, e ao mesmo tempo suficientemente sutis para passarem despercebidos pela repressão. No caso da peça Calabar, isso não aconteceu: a peça foi proibida e só estreou de fato na década seguinte.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.