Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas
IMAGEM 1 – Sexta-feira Sangrenta
Análise da imagem 1:
- Mostre a imagem 1 aos alunos, informando local e data (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1968). Peça que a descrevam.
- O que os alunos sentem perante esta imagem? Quais ideias a imagem estimula?
- Por que os estudantes estão sendo reprimidos? Considerando a data da foto, peça que levantem hipóteses.
- Conte que essa data, 21 de junho de 1968, ficou conhecida como Sexta-feira Sangrenta, por causa da violenta repressão contra manifestantes democráticos, que se opunham à ditadura.
- Conte aos alunos o que foi a Sexta-feira Sangrenta. Você pode se basear nos textos “Estudantes” e no verbete Passeata dos Cem Mil da FGV.
2) IMAGEM 2 – Repressão a homem em greve
Análise da imagem 2:
- Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (ABC Paulista, 1982) e peça que a descrevam.
- O que os alunos sentem perante esta imagem?
- Por que os trabalhadores estão sendo reprimidos? Considerando a data da foto, peça que os alunos levantem hipóteses.
- Conte a eles que nos anos 1980 uma série de greves de trabalhadores ajudaram a derrubar a ditadura e desgastaram o regime. Conte que apesar da repressão e das prisões, os trabalhadores do ABC atuaram firmemente na campanha de redemocratização e nas Diretas Já em 1983-1984.
- Explique a importância da luta dos sindicatos em defesa da democracia.
3) IMAGEM 3 – Monumento contra a tortura
Análise da imagem 3:
- Peça que os alunos descrevam a imagem 3.
- A imagem remete a uma democracia ou uma ditadura? Por quê? Deixe que os alunos criem suas hipóteses.
- Explique o que foi o pau-de-arara.
- Peça que assistam a esse mini documentário “A ditadura aterroriza” sobre a violência de Estado.
4) Oficina de elaboração de perguntas:
- Para finalizar, faça uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre repressão e tortura durante a ditadura.
- Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
- Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.