Os métodos da repressão

Os métodos da repressão

Metodologia: Videoaula, leitura e debate

  1. Comece a aula retomando as perguntas criadas pelos alunos na aula anterior.
  2. Mostre aos alunos a videoaula da Profa. Lívia Salgado.
  3. Convide os alunos a comentar a videoaula e discutir a seguinte frase da Profa. Lívia: “A tortura não foi o excepcional, não foi o excesso. A tortura foi institucionalizada. A tortura foi uma política de Estado brasileiro”.
  4. Peça que os alunos realizem a leitura silenciosa do texto sobre “Repressão” no Portal Memórias da Ditadura.
  5. Depois, convide-os a comentarem o texto. Os alunos conseguiram responder às próprias perguntas com a leitura? O que descobriram? Quais as novas dúvidas?
  6. Como lição de casa, peça que registrem as respostas de 5 perguntas entre aquelas elaboradas na aula anterior e que entreguem como atividade do curso.
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Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
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