Metodologia: Análise de imagem e vídeoaula
IMAGEM 1 – Ligas Camponesas
Análise da imagem 1:
- Mostre a imagem 1 aos alunos, informando local e data (Pernambuco, 1955). Peça que a descrevam.
- Quem é essa multidão? O que tem nas mãos? O que parecem representar? O que demandam em protesto? Criem hipóteses.
- Explique o que foram as Ligase Camponesas no Brasil de 1955 a 1964 e sua importância na luta pela reforma agrária. As Ligas, junto com outros movimentos e organizações camponesas e de trabalhadores rurais, foram responsáveis por pressionar o governo de João Goulart a fazer uma reforma agrária. No entanto, a classe proprietária reagiu com o golpe. É possível dizer que o golpe de 1964 foi um golpe anti-camponês.
- Para mais detalhes, confira esse material.
IMAGEM 2 – Cabra Marcado pra Morrer – Elizabeth Teixeira e seus filhos
Análise da imagem 2:
- Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (Vitória de Santo Antão-PE, 1964) e peça que a descrevam.
- Quem é essa mulher? Quem são as crianças? O que seus rostos expressam? O que será que estão fazendo? Crie hipóteses;
- Explique que a mulher é Elizabeth Teixeira, viúva de João Pedro Teixeira, um camponês assassinado em 1962 por capangas ligados a latifundiários. Na ocasião da foto ela e seus filhos estão atuando em um filme sobre João Pedro, dirigido por Eduardo Coutinho em parceria com o Centro Popular de Cultura da UNE, no qual Elizabeth interpreta a si mesma. Conte em detalhes a história do filme Cabra Marcado pra Morrer, o ataque dos militares ao set de filmagem em 1964, o roubo do roteiro e outros materiais, a repressão e proibição do filme. Depois, explique que Eduardo Coutinho resolver retomar o filme contando a história do que aconteceu com a família camponesa de Elizabeth Teixeira durante a ditadura e produziu um outro “Cabra Marcado pra Morrer”.
- Para essa aula, o professor precisa ter assistido ao filme “Cabra Marcado pra Morrer”.
Vídeo de João Pedro Stédile
- Em seguida, assistam aos vídeos de João Pedro Stédile, dirigente do MST, e registrem conteúdos, reflexões e dúvidas:
Filme “Cabra Marcado pra Morrer
- Por fim, peça aos alunos que assistam ao filme “Cabra Marcado pra Morrer” para próxima aula e anotem suas dúvidas e reflexões para o debate coletivo.