Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas
IMAGEM 1
Análise da imagem 1:
- Mostre a imagem 1 aos alunos, informando local e data (Santiago do Chile, anos 2000). Peça que a descrevam.
- O que os alunos interpretam da imagem? Onde estão as pessoas? O que significa a frase? Por que a frase está posicionada neste lugar?
- Explique que ali é o Estádio Nacional Victor Jara, o principal estádio do Chile, que foi transformado em um campo de concentração nos primeiros dias da ditadura chilena. Nesse estádio estiveram militares brasileiros, que participaram das torturas in loco e atuaram diretamente em favor do golpe contra o presidente demorático chileno Salvador Allende. Conte que a ditadura brasileira tem responsabilidade direta pela ditadura do Chile. Além disso, explique quem foi Victor Jara e sua importância histórica, política e cultural.
- Para mais detalhes, assista ao filme Víctor Jara – El Derecho de Vivir en Paz ou a Masacre en el Estádio.
IMAGEM 2
Análise da imagem 2:
- Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (Brasília, 15/3/1974) e peça que a descrevam.
- Como os alunos interpretam perante esta imagem? Quem são as pessoas, quais delas eles reconhecem?
- Explique que é uma foto tirada no dia da posse de Ernesto Geisel, em 15/3/1974, logo após o período até então mais repressor e terrorista da ditadura brasileira. Conte que estes homens são, da esquerda para direita, Hugo Banzer, ditador boliviano, Juan María Bordaberry, ditador uruguaio, Ernesto Geisel, ditador empossado naquele dia, e Augusto Pinochet, ditador chileno. Essa foto mostra como as ditaduras da América do Sul estavam conectadas. Explique que os regimes militares compartilhavam informações sobre suas vítimas, o que foi institucionalizado com a Operação Condor. Muitos sequestros, torturas, prisões e assassinatos ocorreram devido à colaboração entre ditaduras da América do Sul.
- Para mais detalhes, veja o filme Condor.
Oficina de elaboração de perguntas:
- Para finalizar, faça uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre as ditaduras na América do Sul.
- Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
- Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.
Filme Condor
- Peça que assistam ao filme Condor como lição de casa para próxima aula.