A onda de golpes e ditaduras na América Latina

A onda de golpes e ditaduras na América Latina

Metodologia: Videoaula e exposição dialogada

  1. Comece a aula com a videoaula do Prof. Roberto Simon.
  2. Com base na exposição do Prof. Roberto Simon, prossiga com uma aula expositiva dialogada sobre as ditaduras na América Latina.
  3. Na sua exposição, procure responder às seguintes questões (não precisa ser todas):
    • Explique quais países viveram golpes apoiados pela CIA e ditaduras de segurança nacional no continente: Paraguai, Guatemala (1954), Bolívia (golpes em 1964 e 1971), Equador (1972), Chile e Uruguai (1973), Peru (1975), Argentina (golpes em 1955, 1966 e 1976).
    • Conte também que Colômbia, Venezuela e México não viveram ditaduras stricto sensu, mas tinham democracias repressivas o suficiente para que a CIA não considerasse necessária uma intervenção.
    • Explique os golpes do Paraguai e da Guatemala em 1954 como os primeiros golpes com participação direta da CIA (agência de inteligência dos EUA).
    • Narre o papel da revolução cubana de 1959 como divisor de águas que abre uma reação estadunidense cada vez mais golpista e uma política imperialista agressiva na América do Sul.
    • O que foi a Escola das Américas? Qual o papel dessa Escola para difundir técnicas de tortura e repressão seguindo manuals de contrainssusrgência e a doutrina de segurança nacional em quase todos os países Sul-Americanos nos anos 1960 e 1970?
    • Como a ditadura brasileira de 1964 influenciou a região sul-americana?
    • Como os militares brasileiros auxiliaram diretamente nos golpes de Estado no Cone Sul?
    • Explique especificamente a participação brasileira no golpe boliviano em 1971 e chileno em 1973. Para tanto, recomendamos a leitura de O Brasil contra a democracia: a ditadura, o golpe no Chile a a Guerra Fria na América do Sul.
    • O que foi a Operação Condor e qual a sua importância na logística regional da repressão?
    • Conte a história das ditaduras argentina e/ou chilena em mais detalhes.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.