Explore os temas

Ou navegue pelas páginas

Silvio Santos em reunião com Figueiredo em 1981
Silvio Santos em reunião com Figueiredo em 1981

A consolidação da TV no país

A consolidação da TV no país

Diferentemente do rádio, a televisão ainda estava longe de ser um veículo de massa no Brasil dos anos 1960. Porém, com diversos investimentos do regime militar e de grupos estrangeiros, esse meio de comunicação cresceu vertiginosamente e atingiu a consolidação  no país durante a ditadura.

Os militares tinham interesse numa rede que abrangesse o país. Em nome da “integração nacional”, foi criado o sistema Embratel, com o objetivo de fornecer infraestrutura de comunicação. O chamado “milagre econômico” era propagado através do telejornalismo, que nasceu como porta-voz do regime. Por meio da TV, grandes obras foram anunciadas.

Jair Rodrigues e Elis Regina no O Fino da Bossa
Jair Rodrigues e Elis Regina no O Fino da Bossa

Para compreender o que era a televisão nos anos da ditadura, é importante conhecer a sua programação: os seriados norte-americanos como BonanzaBat MastersonJeannie é um Gênio, além de filmes, conquistavam boa parte da audiência. Havia grande destaque para os programas musicais, como O Fino da Bossa, os festivais da canção e o programa Jovem Guarda. Outra categoria  que atraía telespectadores  era a composta pelos programas de variedades, com entrevistas, números musicais e debates, e para os programas de auditório, comandados por comunicadores de grande carisma popular, como Chacrinha e Silvio Santos.

A telenovela diária começou a se consolidar em meados dos anos 1960, seguindo scripts de novelas radiofônicas. Um exemplo é Direito de Nascer, exibida pela TV Tupi em 1964. Mas foi na década de 1970 que a novela diária se firmou como grande gênero televisivo.

Criança nas dependências da TV Tupi
Criança nas dependências da TV Tupi

A telenovela da Rede Globo, por exemplo, foi renovada graças a muitos autores de esquerda, que tentavam desenvolver a linguagem do melodrama a partir de temas mais conectados aos problemas nacionais (luta pela terra, conflitos e desigualdades sociais). Autores como Dias Gomes elaboraram uma linguagem mais realista e mais sofisticada, utilizando-se do humor.

Nos anos de chumbo, a crítica ao governo era raríssima na televisão, pois a censura oficial e a autocensura das emissoras era rigorosa. Na contramão do jornalismo que evitava apregoar críticas ao regime estava a TV Cultura, que se tornou um modelo de TV pública de alta qualidade, na teledramaturgia e no telejornalismo, mas sofreu um duro golpe com a prisão e a morte de Vladimir Herzog. A emissora mostrava em seus telejornais vários problemas que as outras não mostravam, como a seca do nordeste e a miséria.

A televisão se estabeleceu profissionalmente como o principal meio de comunicação de massa do Brasil durante os anos do regime militar. Os investimentos na área foram visíveis quando houve a primeira transmissão via satélite, com a chegada do homem à Lua, e a modernização trazida pela TV a cores. Mais do que tudo, a televisão talvez tenha sido a mais poderosa experiência social dos anos 1970 e 1980, mistura paradoxal de alienação e realidade.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.