A economia brasileira no período da Ditadura Militar

A economia brasileira no período da Ditadura Militar

No período da ditadura militar, a economia brasileira foi uma das que mais cresceram no mundo. Rubens Penha Cysne contabilizou que, entre os anos de 1964 e 1985, a taxa média de crescimento econômico anual da economia brasileira foi de 6,15%, bem superior às taxas médias de 3,66% da economia mundial, de 4,78% dos países em desenvolvimento e de 4,75% da América Latina. Contudo, a história brasileira tem demonstrado que o bom desempenho dos indicadores econômicos não se traduz automaticamente em bem-estar social. Assim, o intenso crescimento ocultou diversos problemas, tais como inflação, desigualdade e exploração do trabalho. Por essa razão, Florestan Fernandes (2020) descreveu essa modernização conservadora da economia brasileira como resultado de uma “contrarrevolução preventiva e permanente” — conceito que explica como o autoritarismo da ditadura militar e a concentração de renda se retroalimentaram.

CYSNE, Rubens Penha. A economia brasileira no período militar (edição revisada). Ensaios Econômicos (EPGE/FGV-RJ), Rio de Janeiro, n. 227, 1994. Disponível em: https://epge.fgv.br/users/rubens/wp-content/uploads/2015/12/a-economia-brasileira-do-periodo-militar.pdf.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.