A mobilização negra

A mobilização negra

Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas

IMAGEM 1 – Protestos fundacionais do MNU em 1978

Fundação do MNU em São Paulo em 1978
Fundação do MNU em São Paulo em 1978

IMAGEM 2 – Protestos fundacionais do MNU em 1978

Protesto do Movimento Negro Unificado em 1978
Protesto do Movimento Negro Unificado em 1978

Análise das imagens 1 e 2:

  1. Mostre as imagens aos alunos, informando local e data (Rio de Janeiro, 1978). Peça que a descrevam.
  2. Quem será que organizou a manifestação? Quais as causas e objetivos? Você consegue notar que o protesto é formado por pessoas negras e também algumas pessoas brancas? Você já participou de algum protesto parecido com esse?
  3. Explique aos alunos que esse foi um ato inaugural da criação do MNU – Movimento Negro Unificado. O MNU existe até hoje. Conte aos alunos mais sobre a história do MNU, baseando-se no site oficial do movimento.

IMAGEM 3 – Fátima Ferreira com seu filho nos braços no protesto do MNU

Militantes do MNU foram as ruas de São Paulo no dia 20 de novembro de 1979
Militantes do MNU foram as ruas de São Paulo no dia 20 de novembro de 1979. Na fotografia a militante Fátima Ferreira leva seu filho nos braços

Análise da imagem 3:

  1. Mostre aos alunos a imagem 3 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (São Paulo, 20/11/1979) e peça que a descrevam.
  2. O que os alunos sabem da data 20/11? O que essa foto parece representar? O que está fazendo a mulher com o bebê no colo? Qual o significado político de uma mulher negra e mãe estar em um protesto na rua?
  3. Explique que o movimento negro unificado também foi um marco fundamental do engajadmento das mulheres negras, que costumavam ser alijadas até de determinados setores da militância social por conta de um racismo invisível dentro da própria resistência democrática. O MNU, nesse sentido, foi um espaço pioneiro de protagonismo das mulheres negras, incluindo as mães. Lembre os alunos que as mães negras são aquelas que mais sofrem as consequências da violência de Estado (na ditadura e na democracia), pois seus filhos, jovens negros, são as principais vítimas de mortes por ação militar ou policial na história. Destaque como as mulheres negras são invisibilizadas no trabalho reprodutivo, sendo elas frequentemente as babás e empregadas domésticas que garantem o bem estar das famílias ricas e de classe média branca no Brasil. A politização desse segmento era, para as elites, um incômodo.

Oficina de elaboração de perguntas:

  1. Para finalizar, faça uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre negritude, resistência e repressão na ditadura.
  2. Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
  3. Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.