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Negros contra a ditadura

Negros contra a ditadura

Metodologia: Vídeo, leitura, registro e debate

  1. Comece a aula mostrando aos alunos o vídeo sobre a história do MNU.
  1. Debata as frases dos entrevistados do vídeo:
    • “A principal conquista do MNU é que ele ensinou os negros a olharem os brancos nos olhosd. Os negros viviam cabisbaixos, tinham vergonha da sua origem, não conheciam sua história porque era manipulado pela área da educação e do ensino oficial” – Wilson Barbosa, fundador do MNU.
    • “Marcou a minha vida prque a partir daquele dia, eu me transformei num verdadeiro negro” – Wilson Roberto Levy, fundador do MNU
  2. Retome as perguntas criadas pelos alunos na aula anterior. Caso não tenha dado tempo, comece essa aula com a oficina de elaboração de perguntas.
  3. Peça que os alunos realizem a leitura silenciosa do texto sobre “Movimentos negros” no Portal Memórias da Ditadura.
  4. Depois, convide-os a comentarem o texto. Eles conseguiram responder às próprias perguntas com a leitura? O que descobriram? Quais as novas dúvidas?
  5. Peça como lição de casa que registrem as respostas de 5 perguntas entre aquelas elaboradas na aula anterior e que entreguem como atividade do curso.
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Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
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