Metodologia: Videoaula e exposição dialogada
- Comece a aula com a videoaula do Prof. Roberto Simon.
- Com base na exposição do Prof. Roberto Simon, prossiga com uma aula expositiva dialogada sobre as ditaduras na América Latina.
- Na sua exposição, procure responder às seguintes questões (não precisa ser todas):
- Explique quais países viveram golpes apoiados pela CIA e ditaduras de segurança nacional no continente: Paraguai, Guatemala (1954), Bolívia (golpes em 1964 e 1971), Equador (1972), Chile e Uruguai (1973), Peru (1975), Argentina (golpes em 1955, 1966 e 1976).
- Conte também que Colômbia, Venezuela e México não viveram ditaduras stricto sensu, mas tinham democracias repressivas o suficiente para que a CIA não considerasse necessária uma intervenção.
- Explique os golpes do Paraguai e da Guatemala em 1954 como os primeiros golpes com participação direta da CIA (agência de inteligência dos EUA).
- Narre o papel da revolução cubana de 1959 como divisor de águas que abre uma reação estadunidense cada vez mais golpista e uma política imperialista agressiva na América do Sul.
- O que foi a Escola das Américas? Qual o papel dessa Escola para difundir técnicas de tortura e repressão seguindo manuals de contrainssusrgência e a doutrina de segurança nacional em quase todos os países Sul-Americanos nos anos 1960 e 1970?
- Como a ditadura brasileira de 1964 influenciou a região sul-americana?
- Como os militares brasileiros auxiliaram diretamente nos golpes de Estado no Cone Sul?
- Explique especificamente a participação brasileira no golpe boliviano em 1971 e chileno em 1973. Para tanto, recomendamos a leitura de O Brasil contra a democracia: a ditadura, o golpe no Chile a a Guerra Fria na América do Sul.
- O que foi a Operação Condor e qual a sua importância na logística regional da repressão?
- Conte a história das ditaduras argentina e/ou chilena em mais detalhes.