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A resistência democrática

A resistência democrática

Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas

IMAGEM 1 – Passeata dos Cem Mil

Passeata dos Cem Mil no Rio de Janeiro
Passeata dos Cem Mil no Rio de Janeiro. Fotografia de Evandro Teixeira

IMAGEM 2 – Passeata dos Cem Mil

Análise das imagem 1 e 2:

  1. Mostre as imagens 1 e 2 aos alunos, informando local e data (Rio de Janeiro, 26 de junho de 1968). Peça que a descrevam e leiam as faixas.
  2. O que as pessoas estão reivindicando nesse protesto? Quantas pessoas estarão reunidas ali?
  3. Explique que estas são as fotos mais emblemáticas da Passeata dos Cem Mil, um protesto massivo de resistência contra a ditadura que ocorreu em 1968 no Rio.
  4. Peça que os alunos façam uma rápida pesquisa no celular sobre a Passeata dos Cem Mil e contem as informações básicas que descobriram.

IMAGEM 3 – Os 15 presos políticos libertos em decorrência do sequestro do embaixador dos EUA

Os 15 presos políticos libertos em decorrência do sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick
Os 15 presos políticos libertos em decorrência do sequestro do embaixador norte-americano. Charles Elbrick, 1969

Análise da imagem 3:

  1. Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o ano da foto (1969). Peça que a descrevam.
  2. Quem são essas pessoas? Por que algumas estão com as mãos unidas? Onde parecem estar? Criem hipóteses.
  3. Explique que são 15 presos políticos brasileiros, que estão sendo libertados pela ditadura em troca do embaixador estadunidense que havia sido sequestrado.
  4. Explique que uma das formas de resistência à ditadura, entre 1969 e 1975, foi a luta armada. Conte que os adeptos da luta armada tomaram essa decisão após o AI-5, de 1968, que restringiu as opções de resistência pacífica à ditadura.
  5. Leia com os estudantes o trecho “Opção armada e clandestinidade” do texto Grupos da Luta Armada.

Oficina de elaboração de perguntas:

  1. Para finalizar, faça uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre as formas da resistência à ditadura.
  2. Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
  3. Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.
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