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Resistências diferentes nos períodos da ditadura

Resistências diferentes nos períodos da ditadura

Metodologia: Videoaula e exposição dialogada

  1. Comece a aula 3 com a videoaula do Prof. Janailson Macedo.
  2. Com base na exposição do Prof. Janailson Macedo, prossiga com uma aula expositiva dialogada sobre as resistências.
  3. Na exposição dialogada, procure responder às seguintes questões :
    • Quais as várias formas de oposição à ditadura?
    • Explique as formas pacíficas da resistência, como protestos de rua, literatura, teatro, jornais alternativos, atos estudantis, proteção de pessoas perseguidas e greves de trabalhadores.
    • Explique quais foram os movimentos principais da luta armada, como ALN, MR-8, VPR, VAR-Palmares e Colina.
    • Quais eram os objetivos da resistência à ditadura?
    • Como as pessoas que se engajaram na resistência sentiam medo ou esperança de que sua luta desse certo?
    • Como a ditadura classificava todos aqueles que pensavam diferente dos militares no poder?

Para essa aula, recomendamos que estude o capítulo 9 do volume 2 do relatório final da CNV, “A resistência da sociedade civil às graves violações de direitos humanos”.

Também sugerimos selecionar histórias de personagens da resistência.

Nossas sugestões:

Estudante: Alexandre Vannuchi Leme
Operário: Santo Dias da Silva
Familiar de vítima: Marli Pereira Soares
Mulher guerrilheira: Crimeia de Almeida
Padre: Frei Tito de Alencar Lima
Freira: Madre Maurina
Militar: Francisco Jesus da Paz
Policial Militar: José Ferreira de Almeida
Camponês: Joaquinzão
Outros

Sobre
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Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
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