Anedotas de futebol e política

Anedotas de futebol e política

Metodologia: Leitura, registro e debate

  1. Comece a aula retomando as perguntas criadas pelos alunos na aula anterior.
  2. Convide os alunos a lembrar e identificar situações da atualidade em que futebol e política estiveram diretamente relacionados. Crie um debate breve sobre estas situações: houve instrumentalização do futebol ou não? A situação envolvia poderes autoritários ou agendas democráticas?
  3. Em seguida, peça que os alunos realizem a leitura silenciosa do texto “Futebol” no Portal Memórias da Ditadura. Esse texto é formado por 50 pequenas anedotas, que permitem aos alunos criarem interpretações sobre a relação entre futebol e política durante a ditadura. Peça que escolham uma das anedotas para comentar
  4. Depois da leitura, pergunta qual anedota escolheram e por quê. Eles conseguiram responder às próprias perguntas com a leitura? O que descobriram? Quais as novas dúvidas?
  5. Ajude os alunos com alguns exemplos, como a história de João Saldanha demitido por Médici da seleção em 1970 e do slogan “O Caneco é Nosso”, criado após a vitória brasileira na Copa e instrumentalizado pela propaganda oficial da ditadura com fins ufanistas.
  6. Peça como lição de casa que registrem as respostas de 5 perguntas entre aquelas elaboradas na aula anterior e que entreguem como atividade do curso. Indique também que os alunos escutem o episódio 2 do podcast “O sequestro da Amarelinha”, sobre como Pelé foi transformado em garoto propaganda da FIFA pelo autoritário João Havelange em 1975.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.