Usos (e abusos) políticos do futebol

Usos (e abusos) políticos do futebol

Metodologia: Videoaula e exposição dialogada

  1. Comece a aula com a videoaula da Profa. Lívia Magalhães.
  2. Com base na exposição da Profa. Livia Magalhães, prossiga com uma aula expositiva dialogada sobre Futebol, política e ditadura.
  3. Na sua exposição, procure responder às seguintes questões (não precisa ser todas):
    • Como a ditadura de 1964 afetou o futebol brasileiro?
    • Como o futebol foi instrumentalizado pela ditadura com fins autoritários?
    • Narre a história de João Saldanha, o técnico comunista da seleção brasileira que foi demitido por Médici depois de ganhar as eliminatórias da Copa de 1970.
    • Baseado no episódio 2 do podcast “O sequestro da Amarelinha”, conte a história de como Pelé foi transformado em garoto propaganda da FIFA pelo autoritário João Havelange em 1975.
    • Conte a história do Estádio Nacional do Chile, transformado em campo de concentração em 1973.
    • Conte também a história da Copa de 1978 na Argentina, que proporcionou um espaço internacional de denúncias contra o caráter sanguinário da ditadura Argentina, responsável por dezenas de milhares de desaparecimentos, mortes, prisões e torturas.
    • Qual a relação entre a ditadura e a criação do Brasileirão em 1971?
    • O que significava o slogan mencionado pela profa. Lívia: “onde o Arena vai mal, um time para o Nacional”?
    • Como o futebol se tornou um espaço fundamental para organização dos movimentos de resistência democrática?
    • Mencione os exemplos da participação das torcidas de vários times nas campanhas da anistia em 1978/1979 e das diretas já em 1983/1984.
    • Como o futebol se relaciona com a cultura popular brasileira? E com a cultura política? O que a professora Lívia quer dizer com “futebois”?
    • Quais as diversas relações entre futebol e política, considerando a tensão entre ditadura e democracia?
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.