Navegue pelas aulas:

Assassinatos e violência no campo

Assassinatos e violência no campo

Metodologia: estudo de dossiê de assassinatos no campo de 1964 a 1985, produzido pelo MST

  1. Peça que os alunos baixem o livro “Assassinatos no campo: crime e impunidade – 1964-1985”, organizado pelo MST. É um dossiê sobre mortos e desaparecidos no campo durante a ditadura.
  2. Leia em voz alta, junto com os alunos, a introdução ao livro, que tem apenas uma página.
  3. Depois divida a sala em 23 duplas ou trios. Cada dupla vai estudar um ano de assassinatos de camponeses na ditadura, exatamente como organizado pelo índice do dossiê: de 1964 a 1985. Há também um capítulo com os assassinatos sem data exata.
  4. Proponha aos alunos que produzam uma estatística sobre qual tipo de assassinato no campo foi mais comum no ano designado ao seu grupo. Peça que leiam todos as circunstâncias de morte e selecionem 3 casos para apresentarem para sala de aula.
  5. Realizem a apresentação, se necessário, em mais de uma aula. Ao terminar, debata com os alunos sobre a grande vulnerabilidade dos trabalhadores rurais perante a violência de proprietários e da ditadura. Conclua conversando sobre o significado histórico da aliança política entre latifundiários e militares.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.