Metodologia: Videoaula e exposição dialogada
- Comece a aula com a videoaula da Profa. Carolina Serra Azul.
- Depois, escute com os alunos a música “Cinema Novo”, do álbum Tropicália de Caetano e Gil. Discuta com eles a frase “a voz do morro rasgou a tela do cinema” e outros elementos da música que pareçam úteis à sua exposição.
- Com base na exposição da Profa. Carolina Serrazul e no debate sobre a música “Cinema Novo”, prossiga com uma aula expositiva dialogada sobre Cinema na Ditadura. Na sua exposição, procure responder às seguintes questões:
- Como a ditadura de 1964 afetou o cinema brasileiro?
- Quais os principais movimentos cinematográficos da época?
- Como o Cinema Novo se relacionou com o Tropicalismo?
- Quais filmes brasileiros marcaram aquele período em termos políticos?
Como a censura incidiu sobre os filmes da época?- Explique a importância política e estética de filmes como Terra em Transe, de Glauber Rocha, e Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade.
- Como a inserção de personagens populares no cinema se relaciona com o caráter modernista do Cinema Novo?
- Qual a importância da Embrafilmes no patrocínio do cinema? Como a sua criação em 1969 se relaciona com o modelo de Estado nacional pensado pelos ditadores? Quais as contradições envolvidas nessa instituição?
- Como lição de casa (necessária para realização da aula seguinte), peça que os alunos formem grupos e que cada grupo escolha e assista a um filme brasileiro produzido na época da ditadura, selecionado na lista “Cinema na Ditadura”. Atente-se ao fato de que essa lista é diferente da “Cinema sobre a Ditadura.”