Brasil em transe

Brasil em transe

Metodologia: Videoaula e exposição dialogada

  1. Comece a aula com a videoaula da Profa. Carolina Serra Azul.
  2. Depois, escute com os alunos a música “Cinema Novo”, do álbum Tropicália de Caetano e Gil. Discuta com eles a frase “a voz do morro rasgou a tela do cinema” e outros elementos da música que pareçam úteis à sua exposição.
  1. Com base na exposição da Profa. Carolina Serrazul e no debate sobre a música “Cinema Novo”, prossiga com uma aula expositiva dialogada sobre Cinema na Ditadura. Na sua exposição, procure responder às seguintes questões:
    • Como a ditadura de 1964 afetou o cinema brasileiro?
    • Quais os principais movimentos cinematográficos da época?
    • Como o Cinema Novo se relacionou com o Tropicalismo?
    • Quais filmes brasileiros marcaram aquele período em termos políticos?
      Como a censura incidiu sobre os filmes da época?
    • Explique a importância política e estética de filmes como Terra em Transe, de Glauber Rocha, e Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade.
    • Como a inserção de personagens populares no cinema se relaciona com o caráter modernista do Cinema Novo?
    • Qual a importância da Embrafilmes no patrocínio do cinema? Como a sua criação em 1969 se relaciona com o modelo de Estado nacional pensado pelos ditadores? Quais as contradições envolvidas nessa instituição?
  2. Como lição de casa (necessária para realização da aula seguinte), peça que os alunos formem grupos e que cada grupo escolha e assista a um filme brasileiro produzido na época da ditadura, selecionado na lista “Cinema na Ditadura”. Atente-se ao fato de que essa lista é diferente da “Cinema sobre a Ditadura.”
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Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
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