Navegue pelas aulas:

Jornais Operários

Jornais Operários

Metodologia: análise de fonte primária (jornais operários)

  1. O movimento operário publicou diversos jornais sindicais durante a ditadura, quase todos de forma clandestina. Alguns deles foram: O Trabalho, Causa Operária, Política Operária, Libertação, Boletim Nacional da Ação Popular, Em Tempo, Hora do Povo, O Companheiro, Convergência Socialista, Brasil Socialista, Frente Operária, Jornal dos Trabalhadores, Boletim Nacional do PT e o Jornal da CUT.
  2. Primeiro, debata com os alunos qual a função da imprensa operária durante a ditadura; os desafios das perseguições aos jornais, as proibições, a clandestinidade e a comunicação de resistência. Destaque que muitos operários foram presos apenas por assinarem textos e jornais, e por isso também alguns usavam codinomes ou pseudônimos.
  3. Depois peça aos alunos que leiam e registrem as ideias principais encontradas em jornais operários da época da ditadura. Alguns deles estão disponíveis nos links abaixo:
  4. Junte os alunos ao final do exercício de leitura e peça que contem o que chamou a atenção na imprensa operária da época.
  5. Termine a aula indicando que registrem no caderno um parágrafo de reflexão autoral sobre as ideias debatidas no conjunto da sequência didática.

Indicação de filmes e documentários sobre classe operária e ditadura:


PARABÉNS! Esperamos que essa Sequência Didática tenha sido proveitosa!

Poste e marque o Instituto Vladimir Herzog nas Redes Sociais com os resultados do seu trabalho:

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.