Navegue pelas aulas:

Trabalhadores em luta

Trabalhadores em luta

Metodologia: Análise de imagem e leituras

IMAGEM 1 – Trabalhadores presos na greve de Osasco, 1968

Acesse a imagem

Análise da imagem 1:

  • Mostre a imagem 1 aos alunos, informando local e data (Osasco-SP, julho de 1968). Peça que a descrevam.
  • O que será que está acontecendo? Quem são estas pessoas? Por que há uma fila de homens com as mãos na cabeça? Criem hipóteses.
  • Depois, explique que em julho de 1968, uma enorme greve ocorreu em Osasco, protagonizada por operários da Companhia Brasileira de Material Ferroviário (COBRASMA). A reivindicação era por aumento de salários e melhores condições de trabalho, mas também questionava a ditadura e se solidarizava com estudantes reprimidos pelo regime. A Cobrasma, aliás, foi colaboradora da ditadura e vigiou e reprimiu seus trabalhadores em aliança com os órgãos de repressão (ver SD 3 – Empresas e ditadura). Além dos trabalhadores da Cobrasma, operários das empresas Braseixos, Barreto Keller, Granada, Brown Boveri e Lanoflex também aderiram ao movimento. No total, mais de 20 mil operários participaram da greve. Os grevistas foram presos e reprimidos pelo regime. Além deles, mais de 500 organizações sindicais sofreram intervenção dos militares. Poucos meses depois, o AI-5 foi promulgado.
  • Para mais detalhes sobre a greve de Osasco de 1968.

IMAGEM 2 – Jornal O Metalúrgico de 1979

Jornal O Metalurgico em 1979
Jornal O Metalurgico em 1979

Análise da imagem 2:

  1. Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (São Bernardo do Campo-SP, 1979) e peça que a descrevam.
  2. Peça aos alunos que leiam os textos dessa capa de jornal. Quem foi Santo Dias? O que os trabalhadores do jornal querem expressar sobre ele?
  3. Explique quem foi Santo Dias e leia com os estudantes o verbete de sua biografia.
  4. Explique também a importância dos jornais operários para a resistência contra a ditadura, sobretudo a partir de 1979, nas lutas pelas eleições diretas já.

IMAGEM 3 – Operários em Assembleia Em São Bernardo

Operários reunidos em Assembleia Geral na cidade de São Bernardo dos Campos
Operários reunidos em Assembleia Geral na cidade de São Bernardo dos Campos no dia 13 de maio de 1979. Era a crescente das greves operárias. Fonte: CPDoc Jornal do Brasil.

Análise da imagem 3:

  1. Mostre aos alunos a imagem 3 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (São Bernardo do Campo-SP, 1979) e peça que a descrevam.
  2. Destaque as várias camadas desta imagem: o primeiro plano com as mãos, o segundo com o cartaz e o terceiro com as pessoas na arquibancada.
  3. O que pode estar acontecendo nessa imagem? Peça que criem hipóteses.
    Depois, conte sobre as greves do ABC a partir de 1979 para organização dos trabalhadores na luta contra a ditadura.
  4. Para oferecer mais detalhes do contexto, use informações do texto “Contra a greve, ditadura prende e mata
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.