Metodologia: Análise de imagem e leituras
IMAGEM 1 – Trabalhadores presos na greve de Osasco, 1968
Análise da imagem 1:
- Mostre a imagem 1 aos alunos, informando local e data (Osasco-SP, julho de 1968). Peça que a descrevam.
- O que será que está acontecendo? Quem são estas pessoas? Por que há uma fila de homens com as mãos na cabeça? Criem hipóteses.
- Depois, explique que em julho de 1968, uma enorme greve ocorreu em Osasco, protagonizada por operários da Companhia Brasileira de Material Ferroviário (COBRASMA). A reivindicação era por aumento de salários e melhores condições de trabalho, mas também questionava a ditadura e se solidarizava com estudantes reprimidos pelo regime. A Cobrasma, aliás, foi colaboradora da ditadura e vigiou e reprimiu seus trabalhadores em aliança com os órgãos de repressão (ver SD 3 – Empresas e ditadura). Além dos trabalhadores da Cobrasma, operários das empresas Braseixos, Barreto Keller, Granada, Brown Boveri e Lanoflex também aderiram ao movimento. No total, mais de 20 mil operários participaram da greve. Os grevistas foram presos e reprimidos pelo regime. Além deles, mais de 500 organizações sindicais sofreram intervenção dos militares. Poucos meses depois, o AI-5 foi promulgado.
- Para mais detalhes sobre a greve de Osasco de 1968.
IMAGEM 2 – Jornal O Metalúrgico de 1979
Análise da imagem 2:
- Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (São Bernardo do Campo-SP, 1979) e peça que a descrevam.
- Peça aos alunos que leiam os textos dessa capa de jornal. Quem foi Santo Dias? O que os trabalhadores do jornal querem expressar sobre ele?
- Explique quem foi Santo Dias e leia com os estudantes o verbete de sua biografia.
- Explique também a importância dos jornais operários para a resistência contra a ditadura, sobretudo a partir de 1979, nas lutas pelas eleições diretas já.
IMAGEM 3 – Operários em Assembleia Em São Bernardo
Análise da imagem 3:
- Mostre aos alunos a imagem 3 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (São Bernardo do Campo-SP, 1979) e peça que a descrevam.
- Destaque as várias camadas desta imagem: o primeiro plano com as mãos, o segundo com o cartaz e o terceiro com as pessoas na arquibancada.
- O que pode estar acontecendo nessa imagem? Peça que criem hipóteses.
Depois, conte sobre as greves do ABC a partir de 1979 para organização dos trabalhadores na luta contra a ditadura.- Para oferecer mais detalhes do contexto, use informações do texto “Contra a greve, ditadura prende e mata”