Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de pergunta
IMAGEM 1 – Incêndio à Sede da UNE, 1964
Análise da imagem 1:
- Mostre a imagem 1 aos alunos, informando somente local e data (Rio de Janeiro, 1/4/1964). Peça que a descrevam.
- O que será que está sendo incendiado? Quem está incendiando? Com qual objetivo? Peça que criem hipóteses.
- Explique que se trata de um incêndio criminoso na sede da União Nacional dos Estudantes (UNE) realizado por militares no dia do golpe de 1964. Os militares invadiram o prédio da sede da UNE e o destruiram como forma de mostrar que pretendiam perseguir, reprimir e aterrorizar estudantes que se opusessem ao golpe.
- Sobre esse tema, compartilhe com os alunos mais detalhes obtidos aqui.
IMAGEM 2 – Prisão de mil estudantes no Congresso de Ibiúna
Análise da imagem 2:
- Mostre a imagem 2 aos alunos, informando local e data (Ibiúna-SP, 1968). Peça que a descrevam.
- O que será que está acontecendo? Quem são as pessoas reprimidas? O que será que estão sentindo? Por que estão em um ambiente rural?
- Explique que se trata da prisão de mais de mil estudantes no Congresso da UNE realizado clandestinamente em 1968, em Ibiúna, em um sítio no interior de São Paulo. Apesar da perseguição e proibição militar, os estudantes tiveram a coragem de fazer um congresso estudantil para organizar a resistência contra a ditadura em um ano cada vez mais repressivo. No entanto, o congresso foi descoberto pelos militares, que prenderam mais de mil estudantes durante a madrugada, muitos dos quais foram torturados.
- Sobre esse acontecimento, compartilhe com os alunos mais detalhes obtidos aqui.
IMAGEM 3 – Plenária do 31o Congresso da UNE, 1979
Análise da imagem 3:
- Mostre aos alunos a imagem 3 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (Salvador, 1979) e peça que a descrevam.
- Qual era o evento dessa imagem? Considerando a data, o que pode estar sendo debatido ali? Criem hipóteses.
- Explique que se trata do 31o Congresso da UNE, em 1979, conhecido como congresso da reconstrução da UNE. Desde a repressão em Ibiúna, em 1968, os estudantes foram perseguidos e impedidos de se reunir em congressos. O movimento estudantil precisou lutar parcialmente na clandestinidade. Em 1979, a reorganização do movimento estudantil pressionou pela anistia irrestrita aos presos políticos e exilados, pela abertura democrática e pelas eleições Diretas Já. Esse congresso foi um marco da força social dos estudantes na redemocratização.
Oficina de elaboração de perguntas:
- Para finalizar, faça uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre o tema “estudantes na ditadura”.
- Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
- Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.