Navegue pelas aulas:

Mulheres em luta

Mulheres em luta

Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas

IMAGEM 1 – “Podia ser seu filho”, Protesto de mães de prisioneiros e prisioneiras em frente ao presídio Tiradentes, onde dezenas de mulheres militantes foram presas durante o regime

Protesto de mães de prisioneiros e prisioneiras em frente ao presídio Tiradentes
Protesto de mães de prisioneiros e prisioneiras em frente ao presídio Tiradentes, onde dezenas de mulheres militantes foram presas durante o regime, incluindo a presidente Dilma Rousseff.

Análise da imagem 1:

  1. Mostre a imagem 1 aos alunos, informando local e data (São Paulo, em frente ao Presídio Tiradentes – sem data, durante a ditadura). Peça que a descrevam.
  2. Quais ideias a imagem estimula? Quem são estas mulheres? O que reivindicam? Criem hipóteses.
  3. Explique que um dos setores mobilizados da resistência contra a ditadura foram as mulheres cujos familiares foram presos, torturados e desaparecidos. Mencione alguns exemplos, como Zuzu Angel (que perdeu o filho) e Marli Pereira Soares (que perdeu o irmão).
  4. Conte também sobre as Madres de la Plaza de Mayo e as Abuelas de la Plaza de Mayo, mulheres que tiveram filhos e netos desaparecidos/mortos, e organizaram movimentos fortíssimos contra a ditadura na Argentina.

IMAGEM 2 – Atrizes contra a censura: Tônia Carreiro, Eva Wilma, Odete Lara, Norma Bengell e Cacilda Becker

Artistas protestam contra a Ditadura Militar - Tônia Carreiro, Eva Wilma, Odete Lara, Norma Bengell e Cacilda Becker
Artistas protestam contra a Ditadura Militar – Tônia Carreiro, Eva Wilma, Odete Lara, Norma Bengell e Cacilda Becker

Análise da imagem 2:

  1. Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (Rio de Janeiro, 13/2/1968) e peça que a descrevam.
  2. Essa foto é muito famosa. Pergunte se já a tinham visto. Quem são as mulheres da manifestação? O que reivindicam? Qual a importância de mobilizações como esta naquele contexto histórico?
  3. Explique que essa foto costuma ser atribuída à Passeata dos Cem Mil de junho de 1968, mas na verdade ela foi tirada quatro meses antes, em fevereiro de 1968, em um protesto de profissionais do teatro contra a censura de peças. A atriz Eva Wilma contou ao Globo sobre a história dessa foto, use mais informações daqui.

IMAGEM 3 – Capa de Brasil Mulher

Capa de edição de 1975 do Brasil Mulher
Capa de edição de 1975 do Brasil Mulher

Análise da imagem 3:

  1. Mostre aos alunos a imagem 3 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (Rio de Janeiro, 9/10/1975) e peça que a descrevam.
  2. O que diz a capa da revista? Qual a sua mensagem principal? Qual parece ser o público alvo da revista e quais temas estão priorizados na capa? O que essa capa nos diz sobre as mulheres na ditadura? Criem hipóteses.
  3. Explique o que foi a revista Brasil Mulher, o primeiro jornal da imprensa alternativa feito por mulheres e para mulheres. É considerado o primeiro jornal feminista do Brasil. Circulou de 1975 a 1980, com 20 edições.
  4. Um exercício de análise de fonte primária será proposto com ele na aula 4 desta sequência.

Oficina de elaboração de perguntas:

  1. Para finalizar, faça uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre mulheres na ditadura.
  2. Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
  3. Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.