Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas
IMAGEM 1 – Comício na Central do Brasil
Análise da imagem 1:
- Mostre aos alunos a imagem 1 informando-os apenas sobre a data da foto (13/03/1964) e peça que a descrevam.
- A imagem remete a uma democracia ou uma ditadura? Por quê? Deixe que os alunos criem suas hipóteses.
- Peça que leiam algumas das faixas da manifestação e pergunte se conseguem interpretar o que significam.
- Baseado na imagem 1 e nos conhecimentos prévios expressos pelos alunos, explique brevemente o que foi o Comício da Central do Brasil de 13 de março de 1964 e sua importância histórica.
- Por fim, peça que leiam esse verbete sobre o Comício.
IMAGEM 2 – Soldados tomam o Eixo Monumental em Brasília
Análise da imagem 2:
- Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os sobre a data da foto (01/04/1964), ressaltando que são apenas 18 dias depois da primeira imagem. Peça que a descrevam.
- A imagem remete a uma democracia ou uma ditadura? Por quê? Deixe que os alunos criem suas hipóteses.
- Peça que comparem a imagem 1 com a imagem 2.
- Pergunte, por fim, o que sabem sobre o golpe de 1964.
Oficina de elaboração de perguntas:
- Junte os alunos em duplas ou trios.
- Oriente-os a mapear as dúvidas e curiosidades que tem sobre o golpe de 1964. O que já sabem e o que gostariam de saber mais? Cada dupla/trio deve produzir um “pacote” de 5 perguntas a respeito do golpe de 1964.
- Finalize a aula com a leitura em voz alta de todas as perguntas na turma.