O golpe de 1964 em fotografias

O golpe de 1964 em fotografias

Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas

População presente no Comício da Central
Fotografia que elucida sobre a polarização e as ideias populares sobre revolução, reforma e pensamento político. O público do Comício da Central reunia uma frente ampla em prol das Reformas de base. Essa imagem do Arquivo Nacional retrata essa diversidade e as causas presentes.

IMAGEM 1 – Comício na Central do Brasil

Análise da imagem 1:

  1. Mostre aos alunos a imagem 1 informando-os apenas sobre a data da foto (13/03/1964) e peça que a descrevam.
  2. A imagem remete a uma democracia ou uma ditadura? Por quê? Deixe que os alunos criem suas hipóteses.
  3. Peça que leiam algumas das faixas da manifestação e pergunte se conseguem interpretar o que significam.
  4. Baseado na imagem 1 e nos conhecimentos prévios expressos pelos alunos, explique brevemente o que foi o Comício da Central do Brasil de 13 de março de 1964 e sua importância histórica.
  5. Por fim, peça que leiam esse verbete sobre o Comício.
Soldados tomam o Eixo Monumental em Brasília 
Soldados tomam o Eixo Monumental em Brasília. Ilustração da demonstração de força por parte dos militares e o imediatismo do dia 1 de abril de 1964. Fonte: Arquivo Público do Distrito Federal.

IMAGEM 2 – Soldados tomam o Eixo Monumental em Brasília

Análise da imagem 2:

  1. Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os sobre a data da foto (01/04/1964), ressaltando que são apenas 18 dias depois da primeira imagem. Peça que a descrevam.
  2. A imagem remete a uma democracia ou uma ditadura? Por quê? Deixe que os alunos criem suas hipóteses.
  3. Peça que comparem a imagem 1 com a imagem 2.
  4. Pergunte, por fim, o que sabem sobre o golpe de 1964.

Oficina de elaboração de perguntas:

  1. Junte os alunos em duplas ou trios.
  2. Oriente-os a mapear as dúvidas e curiosidades que tem sobre o golpe de 1964. O que já sabem e o que gostariam de saber mais? Cada dupla/trio deve produzir um “pacote” de 5 perguntas a respeito do golpe de 1964.
  3. Finalize a aula com a leitura em voz alta de todas as perguntas na turma.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.