Metodologia: Videoaula e exposição dialogada
- Comece a aula com a videoaula da Profa. Ana Penido.
- Com base na exposição da Profa. Ana Penido, prossiga com uma aula expositiva dialogada sobre militares, transição democrática e atuação política recente da tropa.
- Na sua exposição, procure abordar as seguintes questões:
- Qual deveria ser a função dos militares em uma democracia?
- É possível afirmar que a transição democrática favoreceu os militares da ditadura? Como e por quê?
- Segundo a professora Ana Penido, o que são as “reservas de domínio” dos militares na democracia brasileira? Quais exemplos ela menciona?
- Seguindo a questão anterior, como a Justiça Militar, a Inteligência Militar, a Educação Militar e o Orçamento da Defesa se caracterizam como “reservas de domínio” sem controle civil?
- Quais os problemas dos militares acusados de crimes serem julgados pela Justiça Militar e não pela Justiça comum?
- O que significa o artigo 142 da Constituição Federal? Quais polêmicas existem a esse respeito?
- Quais as interpretações sobre o que significa “garantia da ordem” no artigo 142? Por que alguns o interpretam como o artigo que legitimaria um golpe?
- Por que os militares voltaram à política com tanta força a partir do Bolsonarismo?
- Por que a politização das Forças Armadas é uma ameaça à democracia?
- Os militares têm interesses econômicos próprios?