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Poder político militar e “reservas de domínio”

Poder político militar e “reservas de domínio”

Metodologia: Videoaula e exposição dialogada

  1. Comece a aula com a videoaula da Profa. Ana Penido.
  2. Com base na exposição da Profa. Ana Penido, prossiga com uma aula expositiva dialogada sobre militares, transição democrática e atuação política recente da tropa.
  3. Na sua exposição, procure abordar as seguintes questões:
    • Qual deveria ser a função dos militares em uma democracia?
    • É possível afirmar que a transição democrática favoreceu os militares da ditadura? Como e por quê?
    • Segundo a professora Ana Penido, o que são as “reservas de domínio” dos militares na democracia brasileira? Quais exemplos ela menciona?
    • Seguindo a questão anterior, como a Justiça Militar, a Inteligência Militar, a Educação Militar e o Orçamento da Defesa se caracterizam como “reservas de domínio” sem controle civil?
    • Quais os problemas dos militares acusados de crimes serem julgados pela Justiça Militar e não pela Justiça comum?
    • O que significa o artigo 142 da Constituição Federal? Quais polêmicas existem a esse respeito?
    • Quais as interpretações sobre o que significa “garantia da ordem” no artigo 142? Por que alguns o interpretam como o artigo que legitimaria um golpe?
    • Por que os militares voltaram à política com tanta força a partir do Bolsonarismo?
    • Por que a politização das Forças Armadas é uma ameaça à democracia?
    • Os militares têm interesses econômicos próprios?
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
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