Somos latino-americanos

Somos latino-americanos

Metodologia: Análise de imagem e oficina de elaboração de perguntas

IMAGEM 1

Espaço na arquibancada do Estádio Nacional do Chile, em Santiago
Espaço na arquibancada do Estádio Nacional do Chile, em Santiago, reservado como lugar de memória referente as torturas e mortes ocorridas durante a Ditadura Chilena. O Estádio Nacional foi utilizado pela Ditadura como centro de tortura durante os anos 1970.

Análise da imagem 1:

  1. Mostre a imagem 1 aos alunos, informando local e data (Santiago do Chile, anos 2000). Peça que a descrevam.
  2. O que os alunos interpretam da imagem? Onde estão as pessoas? O que significa a frase? Por que a frase está posicionada neste lugar?
  3. Explique que ali é o Estádio Nacional Victor Jara, o principal estádio do Chile, que foi transformado em um campo de concentração nos primeiros dias da ditadura chilena. Nesse estádio estiveram militares brasileiros, que participaram das torturas in loco e atuaram diretamente em favor do golpe contra o presidente demorático chileno Salvador Allende. Conte que a ditadura brasileira tem responsabilidade direta pela ditadura do Chile. Além disso, explique quem foi Victor Jara e sua importância histórica, política e cultural.
  4. Para mais detalhes, assista ao filme Víctor Jara – El Derecho de Vivir en Paz ou a Masacre en el Estádio.

IMAGEM 2

Hugo Banzer, Juan María Bordaberry, Ernesto Geisel e Augusto Pinochet
Da esquerda para a direita: Hugo Banzer, ditador boliviano, Juan María Bordaberry, ditador uruguaio, Ernesto Geisel, ditador empossado na ocasião da fotografia e Augusto Pinochet, ditador chileno

Análise da imagem 2:

  1. Mostre aos alunos a imagem 2 informando-os apenas sobre o local e ano da foto (Brasília, 15/3/1974) e peça que a descrevam.
  2. Como os alunos interpretam perante esta imagem? Quem são as pessoas, quais delas eles reconhecem?
  3. Explique que é uma foto tirada no dia da posse de Ernesto Geisel, em 15/3/1974, logo após o período até então mais repressor e terrorista da ditadura brasileira. Conte que estes homens são, da esquerda para direita, Hugo Banzer, ditador boliviano, Juan María Bordaberry, ditador uruguaio, Ernesto Geisel, ditador empossado naquele dia, e Augusto Pinochet, ditador chileno. Essa foto mostra como as ditaduras da América do Sul estavam conectadas. Explique que os regimes militares compartilhavam informações sobre suas vítimas, o que foi institucionalizado com a Operação Condor. Muitos sequestros, torturas, prisões e assassinatos ocorreram devido à colaboração entre ditaduras da América do Sul.
  4. Para mais detalhes, veja o filme Condor.

Oficina de elaboração de perguntas:

  1. Para finalizar, faça uma oficina de elaboração coletiva de perguntas sobre as ditaduras na América do Sul.
  2. Peça que todos registrem as perguntas no caderno.
  3. Finalize a aula com a leitura em voz alta das perguntas.

Filme Condor

  • Peça que assistam ao filme Condor como lição de casa para próxima aula.
Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.