Metodologia: Videoaula e exposição dialogada
- Comece a aula com a videoaula do Prof. Fábio Pessoa.
- Com base na exposição da Prof. Fábio Pessoa, prossiga com uma aula expositiva dialogada. Na sua exposição, procure responder às seguintes questões:
- O que era a reforma agrária de Jango e qual sua relação com o golpe de 1964?
- Como o golpe de 1964 afetou os camponeses?
- O que foi o Estatuto da Terra? Por que não se tratava de fato de uma reforma agrária?
- Como a ditadura instrumentalizou a demanda por terra dos nordestinos para utilizá-los como a ponta de lança (pobre) da expansão da fronteira agrícola na Amazônia em conflito com indígenas?
- Baseado no texto 3 do volume 2 do relatório da CNV, explique quais tipos e modalidades de violência de Estado foram realizadas pela ditadura contra trabalhadores rurais.
- Qual a relação entre militares e latifundiários durante a ditadura? E hoje?
- Quais as formas de resistência camponesa contra a ditadura? Descreva 2 ou 3 acontecimentos dessa resistência.
- Como a ditadura atuou na concentração fundiária do Brasil? Traga dados do censo agropecuário do IBGE.
- Explique o que é Gini Agrário e mostre aos alunos sua imutabilidade ao longo dos últimos 60 anos.