Metodologia: interpretação de fonte primária (testemunho, história oral)
- Atenção: o depoimento a ser estudado é sensível e contém relatos de violência. Acolha carinhosamente alunos que demonstrem sua sensibilidade perante as violações de direitos humanos.
- Peça aos alunos que assistam o testemunho de Amélia Telles, sobre violências sofridas durante a ditadura.
- Proponha o debate:
- O que consideram mais impactante e importante do relato de Amélia Teles?
- Vocês conhecem alguém que viveu alguma experiência semelhante a essa?
- Por fim, mostre aos alunos o livro “Infância Roubada: crianças atingidas pela ditadura militar no Brasil”, organizado pela Comissão Estadual da Verdade de São Paulo (2014).
- Selecione um trecho para leitura compartilhada em aula. Depois realize um debate sobre os relatos escutados e lidos.
- Termine a aula indicando que registrem no caderno um parágrafo de reflexão autoral sobre as ideias debatidas no conjunto da sequência didática.
PARABÉNS! Esperamos que essa Sequência Didática tenha sido proveitosa!
Poste e marque o Instituto Vladimir Herzog nas Redes Sociais com os resultados do seu trabalho: