Vozes das vítimas

Vozes das vítimas

Metodologia: interpretação de fonte primária (testemunho, história oral)

  1. Atenção: o depoimento a ser estudado é sensível e contém relatos de violência. Acolha carinhosamente alunos que demonstrem sua sensibilidade perante as violações de direitos humanos.
  2. Peça aos alunos que assistam o testemunho de Amélia Telles, sobre violências sofridas durante a ditadura.
  1. Proponha o debate:
    • O que consideram mais impactante e importante do relato de Amélia Teles?
    • Vocês conhecem alguém que viveu alguma experiência semelhante a essa?
  2. Por fim, mostre aos alunos o livro “Infância Roubada: crianças atingidas pela ditadura militar no Brasil”, organizado pela Comissão Estadual da Verdade de São Paulo (2014).
  3. Selecione um trecho para leitura compartilhada em aula. Depois realize um debate sobre os relatos escutados e lidos.
  4. Termine a aula indicando que registrem no caderno um parágrafo de reflexão autoral sobre as ideias debatidas no conjunto da sequência didática.

PARABÉNS! Esperamos que essa Sequência Didática tenha sido proveitosa!

Poste e marque o Instituto Vladimir Herzog nas Redes Sociais com os resultados do seu trabalho:

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Projetos
Visite a galeria de projetos especiais realizados pelo Instituto Vladimir Herzog na promoção da Memória, Verdade e Justiça no Brasil, e na difusão de histórias inspiradoras de luta.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Memória Verdade e Justiça
Os direitos da Justiça de Transição promovem o reconhecimento e lidam com o legado de atrocidades de um passado violento e de um presente e futuro que precisam ser diferentes, para que se possa dizer: “nunca mais!”. Conheça algumas medidas tomadas pelo Estado e sociedade brasileiros para lidar com o que restou da ditadura de 1964.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.