Cena de Araguaya Conspiração Do Silêncio
A cena do filme sobre a Guerrilha do Araguaia, retrata a brutalidade da repressão militar. O título da obra refere-se à tentativa da ditadura de apagar da história os crimes e os corpos dos guerrilheiros mortos na região.

Araguaya: conspiração do silêncio

Araguaya: conspiração do silêncio
Autoria: Ronaldo Duque, 2006
Ficha Técnica:

Drama
Brasil, 2006
Direção: Ronaldo Duque
Roteiro: Ronaldo Duque, Guilherme Reis, Paula Simas
Com Northon Nascimento, Françoise Forton, Danton Mello
105 minutos. 12 anos

O filme conta a história da guerrilha do Araguaia, mostrando o conflito entre a repressão do exército e camponeses ajudados por militantes jovens e inexperientes. É nesse cenário que está o padre Chico, um religioso francês que chegou à região no início dos anos 1960. Sua profunda identificação com a população local, associada a seu sentimento religioso e suas dúvidas existenciais, fazem com que presencie os eventos ligados à formação da guerrilha do Araguaia. Para saber mais, veja também Araguaia: campo sagrado.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.