Encenação de Arena Conta Zumbi
A peça "Arena Conta Zumbi" (1965) contava a luta do Quilombo dos Palmares, mas na verdade falava do Brasil de 1965. Foi a forma inteligente que o Teatro de Arena encontrou para criticar a ditadura e inspirar a resistência logo após o golpe.

Arena Conta Zumbi

Arena Conta Zumbi

Arena Conta Zumbi (1965), de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri. Direção de Augusto Boal. Figurino de Flavio Império. Trilha sonora de Edu Lobo e Ruy Guerra. Com Dina Sfat, Gianfrancesco Guarnieri, Lima Duarte, Marília Medalha e outros.

Estreou em maio de 1965, no Teatro de Arena, em São Paulo. Depois de ter dirigido no Rio o show Opinião, com ex-integrantes do CPC, Augusto Boal integrou o coletivo de artistas do Arena com o objetivo de colocar em cena a luta dos quilombolas de Palmares. No fundo, a peça fazia uma crítica aguda ao modo que as classes dominantes mandam em seus empregados. Diante da escassez de recursos materiais, Boal cria o Sistema Coringa, em que qualquer ator pode desempenhar o papel de qualquer personagem.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.