Arte Conceitual

Arte Conceitual

O poder da ideia sobre o objeto – Na década de 1970, muitos artistas brasileiros adotaram uma abordagem conceitual, em que a ideia era mais importante que a forma material da obra. Para isso, a arte conceitual utiliza fotos, textos, objetos e vídeos, propondo o uso de objetos cotidianos para provocar reflexões sobre arte, política e sociedade. A arte povera (arte pobre) e o pós-minimalismo influenciaram esse movimento, que buscava cada vez mais desmaterializar o objeto artístico, como a síntese imagem-palavra, valorizando o processo, a anti-forma e a ideia como elementos centrais para ampliar seu alcance crítico Entre os principais nomes estão Cildo Meireles, com suas interferências em cédulas e garrafas de Coca-Cola, Waltércio Caldas e Regina Silveira, que experimentavam novos modos de percepção.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.