Corpobra (ação/proposição) (1970), de Antonio Manuel

Corpobra (ação/proposição) (1970), de Antonio Manuel

Antonio Manuel apresentou seu corpo como uma obra de arte, usando as suas próprias medidas para definir as dimensões do trabalho. Após ter sua inscrição rejeitada no Salão Nacional de Arte Moderna, Manuel se apresentou nu, fazendo poses no museu como uma escultura viva. O gesto gerou escândalo e censura. Posteriormente, o artista transformou a ação em um objeto físico: uma caixa de madeira com uma fotografia sua, com a genitália coberta por uma tarja preta, sobre a qual está escrita a palavra “corpobra”, no lugar onde estaria escrito “censurado”.  A obra é uma crítica direta à repressão e à censura das ideias e dos corpos.

Sobre
Saiba mais sobre o projeto, realizadores e seus objetivos.
Apoio ao Educador
Aplique o conteúdo sobre a ditadura no Brasil na sala de aula para ampliar o estudo da História do Brasil e a formação da cidadania com o suporte de sequências didáticas e a promoção do protagonismo dos alunos. Consulte sequências didáticas que poderão auxiliar os educadores a trabalharem o tema da ditadura militar brasileira em sala de aula.
Acervo
Explore uma diversidade de conteúdos relacionados ao período da ditadura militar brasileira que ocorreu entre 1964 e 1985.
Cultura e Sociedade
Apesar do conservadorismo e da violência do regime, a produção cultural brasileira durante a ditadura militar se notabilizou pelo engajamento político e desejo de mudança. Conheça um pouco mais sobre as influências do período em diversos setores da sociedade.
Repressão e Resistência

O Estado brasileiro utilizou uma série de mecanismos para amedrontar a população, sobretudo aqueles que não estivessem de acordo com as medidas ditatoriais. Conheça os reflexos do aparato repressivo e os focos de resistência na sociedade.